domingo, 30 de outubro de 2011

Reflexão do nosso jogo educativo

O nosso jogo educativo é um site com jogos que está direcionado a crianças que estejam no 2º ciclo e tem como principal tema a Língua Portuguesa.

No nosso jogo educativo verificamos que este se enquadrava como método de aprendizagem tanto na sala de aula como trabalho autónomo.

No texto “Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia” de Ana Amélia Amorim Carvalho referia que um motivo de motivação era o feedback, podendo ser positivo ou negativo, no nosso jogo temos essas duas vertentes. Quando acertavam nas respostas aparecia uma felicitação de forma a encorajar o utilizador dando assim mais entusiasmo para continuar a jogar e quando este errava aparecia o erro podendo depois reformular, não desmotivando assim o utilizador.

O utilizador poderá explorar o jogo educativo ao seu ritmo e como é um jogo que não tem muito texto sendo assim bastante direto, o utilizador não se cansa a ler nem a ouvir, logo não perde o interesse por este. Sendo um jogo de fácil exploração vai fazer com que o utilizador se entusiasme e que ganhe interesse, fazendo com que queira saber mais.

O nosso site tem um conjunto de jogos que possui todos a mesma finalidade, seguindo uma ordem de perguntas em que o aluno simplesmente responde acertadamente ou erradamente obtendo no fim um feedback para ter noção se está correto ou errado. Devido a isto, o nosso site tem uma orientação behaviourista.

No texto referido a cima, dizia componentes pertinentes dos Softwares como, por exemplo, a Caixa, Início/apresentação, Menu, Navegação, Estrutura, Atividades, Interface, Ajuda, sugestões para pais, educadores e professores, Imprimir Diploma, Hiperligações para Sites na Web, Ficha técnica e Sair do Software Educativo Multimédia. Verificamos que o nosso jogo tem a maior parte destes componentes que a autora achava pertinente um Software ter.

Por fim, podemos afirmar que o nosso jogo educativo tem quase tudo de positivo relativamente ao que a autora achava pertinente, pontos negativos seria mesmo a forma em que este se apresentava, isto é, o aspecto gráfico que este constituía.


Bibliografia:

  • "Avaliação de Software Educativo - Ensinem-me a pescar!" de Fernando Albuquerque Costa (Universidade de Lisboa);

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    Não consigo perceber se o vosso texto refere um jogo ou um site com jogos. Por favor revejam isso.
    Não se utiliza a expressão "aspecto físico" de um jogo. Penso que queriam dizer "aspeto gráfico".
    O vosso texto possui um conjunto de incorreções científica que convém corrigir, talvez com uma leitura mais atenta dos textos. Por exemplo, o vosso jogo não tem orientação construtivista. O siete que escolheram possui um conjunto de jogos que funcionam todos segundo o mesmo princípio. Há uma ordem estabelecida das pergunta e o aluno limita-se a responder-lhes, sempre naquela ordem, obtendo uma feedback para saber se as suas respostas estão certa ou erradas. Esta orientação é eminentemente behaviourista.
    O seguinte parágrafo do vosso texto levantou-me um conjunto de questões:
    "O jogo educativo que escolhemos sendo de Língua Portuguesa, não era desmotivante, pois tem uma grande variedade de jogos e tinha uma aprendizagem distinta umas das outras. Apesar da maioria dos jogos serem de Língua Portuguesa existe um pequeno grupo direcionado para geografia e matemática para que não seja apenas de uma só disciplina, para não se tornar monótono".
    Algumas das questões são: os sites são motivantes se tiverem muitos jogos? E não são monótonos se forem vocacionados para várias áreas disciplinares?
    Finalmente gostaria de reiterar que as ligações não devem ser feitas nos endereços e que esta vossa mensagem devia ter bibliografia.
    Cumprimentos
    Rosário

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  2. Boa tarde professora, era só para informar que fizemos algumas alterações no texto.

    Cumprimentos,
    As alunas.

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